quinta-feira, 18 de junho de 2015

Depois de Ver... O Poder do Dinheiro.

Fique rico ou morra tentando.

 

É a frase que está cimentada em nossos pensamentos. É uma das poucas coisas para a qual somos ensinados.

Mas, é essa insatisfação constante que move rumo ao progresso.

É um jogo onde só se pode jogar com todas as peças no tabuleiro. E para manter os peões no tabuleiro somos impelidos a manter essa persistente esperança.

 

Para os que conhecem um pouco de mitologia grega, sabe que Pandora, foi a primeira mulher do mundo. A qual Zeus presentou com um jarro contendo todos os males do mundo, para que ela o guardasse em segurança.

Para nossa infelicidade, ela abriu o jarro e liberou os males (mais uma mitologia patriarcal onde a mulher é responsável pelo mal que aflige a sociedade. Isto lembra algo a vocês?)

A questão é, que Pandora conseguir aprisionar apenas um deles, que era a “Esperança”. Nunca havia refletido sobre isso até pouco tempo atrás. Só recentemente passei a pensar como a esperança pode ser considerada como um mal para o mundo.

 

A única resposta que encontrei foi de que a esperança é a nossa jaula. É a esperança de tempos melhores, que nos mantem vivendo.

Sem ela seriamos verdadeiramente livres.

E é sobre esta mesma premissa que a sociedade capitalista é fundada. O trabalhador, sempre na esperança de alçar novos patamares, se mantem sobres os jugos do labor.

 

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor.” Paulo Freire

 

Qual a minha surpresa quando leio nas páginas do livro ‘Pai Rico, Pai Pobre’ encontro o seguinte:

 

“Eu era um garoto de nove anos que teve que sentar e esperar até que ele resolvesse falar comigo. Frequentemente sentei em seu escritório esperando que ele "me atendesse". Ele me ignorava propositalmente. Queria que eu

reconhecesse seu poder e desejasse ter um dia esse mesmo poder.” (KIYOSAKI & LECHTER - ‘Pai Rico, Pai Pobre’)

 

O sonho do jovem garoto de não ter mais que esperar para uma reunião com o chefe, de tornar-se chefe e fazer com que os outros o esperem deliberadamente, com intuído de demonstrar poder. Essa é a demonstração mais física que pode haver da verdade por traz das palavras de Freire.

 

Então... Em uma sociedade na qual não se permite o fracasso e só nos é dada apenas duas alternativas.

Ou aceita sua condição e mantem-se nos trilhos até que a morte o leve ou torne-se o opressor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mas fique a vontade e aproveite o espaço para deixar suas impressões DEPOIS DE VER meus textos.