terça-feira, 7 de julho de 2015

Depois de Ver... O Desemprego

O Euro está passando por uma crise sem precedentes. A possível saída da Grécia do bloco, desencadearia um efeito cascata que abalaria ainda mais a estrutura da Europa.
O bloco do Euro só mantem a funcionalidade se todo o grupo estiver em sintonia. Mesmo os que são prejudicados pelo processo, precisam se manter nele.
É a premissa básica do capitalismo, para se manter funcionando e eficaz, o capitalismo necessita de todas as cartas na mesa, do dois ao rei. É um castelo de cartas que requer todas elas para se sustentar.
No Brasil não podia ser diferentes, vivemos sobre um sistema democrático positivista, pautados no capitalismo. E este é altamente dependente da mão de obra, o capital humano tão necessário nas produções.

Hoje pela manhã ouvir o seguinte comentário:

“A medida para salvar os setores em crise adotada pelo governo, é apenas para o governo melhorar a sua popularidade. Segurando a queda do desemprego.”
(Saiba mais aqui: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/07/governo-edita-mp-com-programa-de-protecao-ao-emprego.html)
Fiquei tão perplexo com o comentário que nem cheguei a comentar.
Ao meu ver, o governo tomou esta medida por que era uma alternativa, ele não o fez para melhorar sua popularidade. Se isso acontecer é consequência. O seu objetivo é governar, pelo povo, pelo social. E está é uma medida que tem esse fim.

Não permitir que se alastre a crise, através do desemprego da população.
Chegamos ao absurdo de achar que tudo é jogo político. E qualquer ação do governo parece ser tomada apenas em beneficio ao próprio partido.

A economia é uma teia complexa de setores em constante movimento. É como andar de bicicleta, quanto mais devagar mais difícil é para se manter em pé. Porém, quanto mais rápido, maior é o risco de que algo aconteça e as consequências tornem-se drásticas. Pois se há uma pedra no caminho, um ciclista em alta velocidade, corre sérios riscos de ir parar no chão.

Funciona mais ou menos assim, se os tiozinhos que trabalham na fábrica de maçanetas e são demitido, eles não vão ter dinheiro e consequentemente vão comprar alguns pães a menos na padaria da esquina do bairro deles.
A padaria vai vender menos e, óbvio, ter menos lucro, e o senhor dono da padaria vai ter menos dinheiro e vai comprar menos roupas de frio nas lojas do centro.
A dona da loja no centro vai vender menos e consequentemente vai demitir uma funcionaria e/ou vai deixar de comprar o imóvel que ela queria comprar na planta.
O dono da construtora vai vender menos apartamentos e consequentemente comprar menos maçanetas na fábrica que falamos inicialmente.

Funciona tudo em um ciclo bem complexo e intrincado. Onde qualquer ação em um setor qualquer do mercado, o afeta indiretamente por um todo.
Governar é muito mais do que ser simpático. É ter que tomar medidas (nem sempre populares) para garantir a estabilidade do mercado e a hegemonia do pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mas fique a vontade e aproveite o espaço para deixar suas impressões DEPOIS DE VER meus textos.