quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Depois de Ver... O Mérito e o Monstro

A meritocracia é estabelecida hoje como uma forma prática e eficiente de gestão social.

Mas o capitalismo posto em prática hoje é meritocrático? E se sim, funciona de maneira justa e igualitária?
Para funcionar ele parte do princípio de igualdade. E que todos tem as mesmas condições. Algo hoje, totalmente impraticável no mundo.
E, sendo que no processo meritocrático apenas são considerados merecedores são os indivíduos produtivos, e , por produtivo, devemos ler, quem dá lucro (dinheiro), onde há espaço para a cultura na meritocracia? Se nessa equação, a cultura, a arte, não gera lucro direto. O lucro da cultura é histórico e subjetivo.

Onde há espaço para a herança? Os filhos de ricos merecem ter renda pelos esforços dos pais. Ou não.
E a herança de pobreza? Esta herança que impede o crescimento de milhares, através da falta de oportunidade.


A meritocracia parte do princípio de que todos tem a mesma oportunidade e as mesmas condições. O que não ocorre devido a diversos fatores: heranças culturais, ideológicas, financeiras, de status. E a lista não para por ai. Estes são fatores que existem em nosso formato de mundo, no modelo capitalista atual de existir. E como são colocados na equação? Simples, não são colocados. São simplesmente ignorados e empurrado goela abaixo e esquecidos frente a ideia de meritocracia. Ideia esta que é tão falsa quanto uma moeda de 15 reais.

E as diferenças salariais? É mais merecedor quem dirige um ônibus do que quem varre uma rua? É mais merecedor quem trabalha como caixa em um banco, do que quem trabalha em um caixa no comercio? Quem deve mensurar esse merecimento? Baseado em que se mede o maior mérito?

Ao tentar qualquer tipo de classificação ou hierarquização da profissão, tomamos como base princípios elitistas de que certas profissões são mais importantes ou essenciais. E o são?

A meritocracia, talvez a maior falácia do nosso século, serve apenas como manutenção do sistema capitalista a muito falido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mas fique a vontade e aproveite o espaço para deixar suas impressões DEPOIS DE VER meus textos.