quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Depois de Ver... A Desertificação dos Espaços Públicos.

Um grande benefício, que o Pokemon Go pode ter trazido para o mundo, pelo menos no primeiro momento, é um povoamento das ruas. Uma estagnada no processo de desertificação dos espaços públicos. Que é um dos fatores que propiciam a violência.

O que nos leva a refletir sobre o processo de desertificação dos espaços públicos. O isolamento facilita a ação de assaltantes e criminosos, gerando medo dos moradores em relação aos espaços. O que torna o efeito cíclico e infinito, no qual o medo do perigo reforça o isolamento, e o isolamento por sua vez propicia o perigo.

O medo da violência, levou e leva, pais a isolarem seus filhos e filhas em casa, ou dentro dos muros e grades dos condomínios, amparados e apoiados pelo desenvolvimento tecnológico e da comunicação, que tem o poder de trazer o mundo para dentro dos lares.

O objetivo aqui não é ser saudosista e dizer que antigamente o mundo era melhor pelas crianças poderem ir para as ruas brincar de bola ou pique-esconde. A reflexão que trazemos para este espaço é que talvez nas novas gerações, a ideia de ir para a rua pode se tornar mais atraente através de ferramentas tecnológicas como essas. E a tecnologia de realidade aumentada pode ser uma excelente ferramenta educacional quando bem utilizada. Além de trazer para a rua as pessoas de bem que hoje costumam se trancar em suas fortalezas gradeadas.

Os espaços de convivência comum, hoje voltam a ser ocupados pela população de maneiras distintas das que vivíamos décadas atrás, como a nova comida de rua dos foodtrucks, tomando o lugar dos tradicionais espetinhos ou do pipoqueiro.


Deve-se atentar para a nova transformação pela qual a sociedade passa. E retomar, seja como for, os espaços das ruas, praças e avenidas. E nesta pós modernidade, na qual mesmo em casa as pessoas tem seus  próprios celulares, computadores , e televisores, e quase não se conversam, talvez, a tecnologia, que vem nos afastando a décadas, e tornando os relacionamentos cada vez mais frágeis e efêmeros, seja o mesmo fator a aproximar as ilhas que nos tornamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mas fique a vontade e aproveite o espaço para deixar suas impressões DEPOIS DE VER meus textos.