quarta-feira, 11 de maio de 2016

Depois de Ver... O Ditar do Mundo.

No meio do século passado, o psicólogo humanista, Abraham Maslow propunha a pirâmide das necessidades. Nesta teoria, a necessidade de liberdade (segurança, socialização e autoafirmação) é menos importante na hierarquia de Maslow do que a necessidade básica.

Talvez o humanista tenha um fundo de razão para explicar o apreço de algumas pessoas pelo regime militar. Como o regime ditatorial detinha a política de alimento e “segurança” para todos. Muitos tendem a considerar este modelo como o ideal de sobrevivência. Pois é sabido que economicamente o país passou por uma fase de estabilidade durante o período. Mas a que preço? Ao preço da liberdade, a ideológica e mesmo a de ir e vir.

Mas segundo a teoria de Maslow, em modelos assim, a população dificilmente conseguiria alcançar a auto realização. Pois a necessidade de estima e de socialização ficavam comprometidas no processo. E assim, a ditadura teve seus embates com parte da população que conseguiu subir os degraus básicos da pirâmide. E saciadas assim todas as necessidades básicas e de segurança, o povo viu-se carente de socialização. Pode-se acreditar que a busca por esse processo que impulsionou as revoltas populares.

Traçando um paralelo com o regime fascista abordado na obra 1984 de George Orwel, o poder vive em uma luta constante para manter grande parte da população subindo e descendo nos dois primeiros degraus da “escada” (necessidades fisiológicas e de segurança). Para que assim não se criem necessidades de se relacionar, de se auto afirmar ou de pertencer a um grupo. E com isso consegue manter-se por anos no poder com a população sobre controle. Enquanto que no livro de Orwel o Grande irmão consegue desenvolver essas mudanças de forma satisfatória, a ditadura não conseguiu repetir o mesmo feito com a população, que passou a subir os demais graus da pirâmide.

E exatamente o processo inverso que estamos vivendo agora. O povo com liberdade, com socialização, porem muitos começam a sentir dificuldades para saciar necessidades básicas. Com a alta Inflação, ao aumento do desemprego, a saúde em risco e a alimentação faltando no prato de tantos brasileiros. Faz o que muitos voltem a pensar em trocar a liberdade que possuem pelos bens mínimos com saúde, comida e segurança.

Mas a força motriz, talvez o principal interessado pela volta a ditadura, seja alguns empresários que muito se beneficiavam no período e hoje não podem mais explorar a mão de obra sem pagar o preço justo pelo trabalho.

Outro artificio usado pelos militares, que podemos pontuar, foi a internalização de argumentos claramente contraditórios. O duplipensar, como é chamado na literatura de Orwel, consiste em pegar conceitos antagônicos e usa-los como similares. Como por exemplo:  “Ele matou, por isso merece morrer.”, “O mundo está em guerra contra aqueles que perturbam a paz.”


O que assusta é o quão algo tão ilógico parece lógico na mente das pessoas. Com a manipulação correta, o resultado da soma de dois mais dois, muda tantas vezes, e tão rápido, de quatro para cinco, nas mentes dos manipulados, quanto um ponteiro dos segundos de um relógio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mas fique a vontade e aproveite o espaço para deixar suas impressões DEPOIS DE VER meus textos.