quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Depois de Ver... As Inteligências

Para aqueles que levam o dia a dia, apenas fazendo o que são mandados, repetindo as tarefas sem refletir muito sobre elas, no momento em que surgir uma oportunidade de mudança de evolução é que terá que começar a se preparar. Percebe a falha disto?

É diferente do dia-a-dia de quem se aprimora e se prepara para várias situações. Que pensa em se melhorar a todo momento, pois para estes, quando surgir a oportunidade eles já estão em processo de preparação, o caminho a se percorrer para estar apto é mais curto e fácil. É melhor aprimorar-se e adequar-se um pouco do que começar uma mutação ou mudança mais complexa.

É como inércia, muito mais fácil se manter em preparação do que iniciar o processo. E essa preparação pode ser feita das mais variadas formas, leitura, jogos, cursos, cursos on-line, vídeos e palestras. O importante é buscar ações que tenham enriquecimento de conhecimento e habilidades, com temas de seu interesse, seja lá qual for o método ou plataforma. Jogos e filmes, costumam dar excelentes resultados no aprendizado de línguas estrangeiras. Por isso devem ser encarados como excelentes aliados do processo de ensino formal, para a aprendizagem do aluno.

Na década de 80, o psicólogo Howard Gardner desenvolveu o que se chama hoje de Teoria das Inteligências Múltiplas, defende que somos dotados de diferentes tipos de inteligências como a musical, espacial, corporal e entre outras, e não só da inteligência lógica (QI) mensurada comumente até então. A inteligência lógica pode ser classificada como a capacidade de resolver problemas.

Hoje adota-se a ideia de desenvolver estas inteligências que decorre dos diversos níveis e formas de interação com o mundo que nos cerca, e identificar estas interações é papel de todos, sobretudo de pais e educadores, que objetivam a formação das crianças e adolescentes.

O que se percebe então é que os estímulos sócio/ambientais são extremamente importantes no desenvolvimento. E estão inseridos em locais e envolvidos com pessoas que favorecem, oferecem estímulos ou se destacam com determinadas capacidades de influenciar neste quesito.

Mas um fato não pode ser esquecido, o desenvolvimento destas inteligências e capacidades, apesar de influenciado pelo meio, é primordialmente ativo e individual, inclusive e devido à velocidade, modo e qualidade do aprendizado, que varia de pessoa para pessoa. E quanto mais ativo, orgânico e natural tornamos este processo, o desenvolvimento será progressivo e contínuo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mas fique a vontade e aproveite o espaço para deixar suas impressões DEPOIS DE VER meus textos.