quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Depois de Ver... A Política.

O poder é uma das instituições mais velhas. Desde que o homem passou a viver e conviver em sociedade, tornou-se necessário a instituição de poder. De modo a balizar e equilibrar as relações.

Muitos fazem questão de bradar o quanto odeia política, porém, esquecem de pensar que somos políticos cotidianamente. Somos políticos ao negociar com os pais o horário para chegar. Até os contatos com amigos e conhecidos. As relações de poder estão em todo viés da sociedade e negá-las é como ignorar a existência do obvio. E esta estrutura por si só não denigre ou destrói o meio social, o mal está em sua interação com o homem. 

Em seu livro recente (2015) o sociólogo alemão, Zygmunt Bauman nos faz uma intrigante pergunta: “A Riqueza de Poucos Beneficia a Todos Nós?”. A pergunta que dá nome a obra, nos remete a uma reflexão sobre as relações de poder da sociedade atual. Em seu livro o sociólogo nos leva, com maestria por uma viagem em dados e informações, que não responde, mas nos leva a mais e mais questões deste cunho.

Na minha opinião, resposta para esta pergunta nos é dada de forma concisa e brilhante por Luís Fernando Veríssimo, na sua coluna do dia 17/07, através da citação popular americana que diz “...é só deixar os ricos se lambuzarem que alguma coisa sobrará para os outros...”, mas ele completa “...aqui (no Brasil) não funciona. Aqui funciona um complexo no modelo americano, com a diferença que nada escorre desse pote de melado. ”

O que nos leva a crer, que o poder, a desigualdade e as diferenças sociais existem e são constantes nos agrupamentos sociais de qualquer ordem. O que difere é seu nível e peso sobre a construção do cidadão.

Com a proximidade de mais uma eleição, vale nos questionar sobre as escolhas dos que nos representarão nos próximos anos. E entender a importância social que a política tem em nosso cotidiano, não tenha raiva do jogo, odeie os mau jogadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mas fique a vontade e aproveite o espaço para deixar suas impressões DEPOIS DE VER meus textos.