quinta-feira, 23 de junho de 2016

Depois de Ver... A Lista de Notáveis

Andei fazendo uma lista mental de pessoas que admiro. A lista chamava-se pessoas a seguir. Não me compreendam mal, não é seguir no sentido de perseguir, nem muito menos seguir nas redes sociais, apesar de ter algumas linkadas em minhas redes. O sentido de seguir que me refiro é acompanhar o trabalho, ouvir, ler, ver tudo quanto for produzido por essa pessoa, no sentido artístico e profissional.

Perceba que em nenhum momento falei em aceitar tudo vindo dessas figuras. O objetivo é me familiarizar com a obra do autor em questão e avaliar por minhas próprias percepções. Mas entendi que as figuras listadas, apesar de pertencerem a diversos seguimentos, como literatura, fotografia, cinema, ciências, economia, etc., todas elas possuem visão de mundo, seja política, religiosa ou social, pelo menos em algum ponto similar a mim.

Com essa análise, me deparei com algo que considerei um problema. Se afasto ou negligencio pensamentos divergentes do meu e me retroalimento apenas de ideias que convergem com as minhas, passo apenas a reforçar os meus próprios conhecimentos e me fechar para outros pontos de vista divergentes. Considerando apenas saberes similares como verdadeiros ou dignos de atenção.

Passei então a ponderar que devo buscar também referências com pensamentos que sejam distintos do meu padrão, para só então expandir a mente e chegar a conclusões que fogem do óbvio. Parafraseando a frase popular atribuída a Einstein, é loucura beber sempre das mesmas fontes e esperar sentir novos sabores.


Por fim a conclusão que cheguei é que não importa o peso da sua lista de notáveis, o importante mesmo é a pluralidade dela. Por que só assim, conseguirei ser livre, ético e exercitar mais a empatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mas fique a vontade e aproveite o espaço para deixar suas impressões DEPOIS DE VER meus textos.