quinta-feira, 2 de junho de 2016

Depois de Ver... Que não se posicionar é se “posicionar”

Por anos enchi o peito e bradei aos quatro ventos que não gostava de discutir política. Apesar de ser na melhor das intenções, para evitar conflitos e indisposições. Apesar de sempre procurar estudar e conhecer o processo político, sobretudo do meu país, sempre me abstive a discutir ou sequer me posicionar sobre.

Hoje cheguei à conclusão que ao não interferir sobre algum assunto, seja ele político ou social, estou compactuando com o poder mais forte em vigor.

Do ponto de vista social, quando escolho não escolher, estou dando o poder de decisão para o braço mais forte. E isso acontece diariamente quando presenciamos e nos deparamos com comportamentos misóginos, sexistas, racistas, homofóbicos, corruptos...

A posição de não questionar, ou não intervir, pode ser muito conveniente para si, evitando transtornos. Em compensação, não evoluímos com o questionamento, não permitimos que o outro evolua e até permitimos a perpetuação de comportamentos mal vistos socialmente.

Analisar e ponderar é tão importante quanto o próprio posicionamento. Se este não for tomado por motivos altruístas e nobres, que é a preocupação com o outro, que pelo menos seja por motivo egoísta, poderia ser você no lugar dele.

Não devemos nos calar ao ver atos de vandalismo, violência, preconceito, humilhação, injúria.... Não devemos nos calar nunca. Dirão, mas devemos ser políticos e às vezes não intervir pode ser a melhor escolha. Melhor escolha para quem? Para o humilhado é que não é.

Há de se pôr um fim na política do silêncio, do apoio velado à violência, seja ela física ou psicológica. Ficar calado é sim um ato político, mas de apoio ao opressor.


Volta e meia volto a um ponto, que considero central no comportamento humano, que é a empatia. E ela tem tudo a ver com o que falamos hoje. Se colocar no lugar do outro, tentar pensar sobre a situação e a condição do outro, é fundamental para a escolha e posicionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mas fique a vontade e aproveite o espaço para deixar suas impressões DEPOIS DE VER meus textos.