quinta-feira, 30 de junho de 2016

Depois de Ver... A Pobreza

Quando a economia vai mal até o rico descobre a pobreza.

“Estou vendo a crise à porta. Minha faxineira foi assaltada no bairro dela, o porteiro do meu prédio teve a casa invadida.”

O trecho acima, foi tirado de um bate papo real, com alguém de uma classe abastada. E este é o modo pelo qual a classe privilegiada ver a pobreza bater a sua porta.

O que não se percebe nos discursos que rondam a população, sobretudo dos que tem melhores condições financeiras, é que “do pau 0071ue dá em Francisco pela primeira vez, Chico já cansou de apanhar”.

Quando os mais ricos começam a ver a violência e a pobreza a sua volta, ela começa a ser noticiada como uma novidade, como um problema. Só assim passa a ser algo que merece uma atenção e exige-se a devida solução.

Essa invasão do seu mundo, é o choque de realidades. Enquanto a pobreza, a miséria, a violência, estão na margem da sociedade, não há nada de novo, nada preocupante. Por que a violência, a falta, são tratadas como naturais em certos ambientes.

O que deve ser questionado é se o bem-estar, ou melhor, o “excelente-estar” de alguns, vale o sacrifício de tantos. Vivemos em uma sociedade desigual. E assumir esta desigualdade é o primeiro passo para construção de um novo mundo.

“Construir uma sociedade livre, justa e solidária... Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. ”

O trecho acima, que parece ter sido tirado do meio do manifesto comunista, são apenas trechos do artigo 3 da constituição federal brasileira de 88. O que nos leva a pensar, o que nós como cidadãos fazemos para preservar esta premissa?


A construção desse processo é um dever de todos nós. É um trabalho diário, que deve ser realizado em pequenos e consistentes atos. A começar pelo básico, como prover dignidade e respeito ao outro. É respeitar e assumir nossa responsabilidade como seres culturais. E usar o passado como referências de que caminhos queremos ou não seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mas fique a vontade e aproveite o espaço para deixar suas impressões DEPOIS DE VER meus textos.